domingo, fevereiro 06, 2005

decisão

o mundo que gira, os caminhos que se entrecruzam, e as decisões que temos que tomar . Somos nós mesmo que construímos o nosso futuro. Somos nós que optamos. Somos nós que decidimos o que queremos , o que não queremos .
Mas será que somos mesmo nós que optamos e decidimos ? Será que não há demasiadas variáveis e condicionantes ? Será que a opinião dos outros não vai condicionar as nossas decisões ? é, a grande maoria das pessoas não vive, É VIVIDA ! São incapazes de assumir uma decisão por medo ( um dos próximos temas )! Medo que não deixa viver ! Medo que impede de tomar decisões !
E , no entanto, mesmo sendo a vida apenas nossa, dado que somos nós que vivemos 24 horas connosco próprios, permitimos que os outros interfiram nas nossas decisões, com custos emocionais dramáticamente elevados .
Que bom que é tomar decisões, sabendo de antemão que é uma decisão responsável, que não sentiremos culpa dessa decisão, dado que foi a melhor decisão sempre tomada num determinado contexto! Que bom que é saber ouvir a opinião dos outros, especialmente das pessoas importantes para nós, mas a decisão ser só e apenas nossa !
Por outro lado, há que tomar sempre decisões , e não as adiarmos indefinidamente, dado que isso tem custos emocionais tremendos em muitos casos .
POR ISSO, A MINHA SUGESTÃO É PONDERAR SEMPRE, MAS NUNCA ADIAR DECISÕES !