quinta-feira, março 10, 2005

da teoria à prática da I.E.

Ler, falar, argumentar, reflectir, questionar, comentar e estudar sobre Inteligência Emocional é salutar, é importante e é fundamental no processo evolutivo como ser humano ou transformação pessoal, como preferirem . Mas uma coisa é teoria e outra coisa é a prática !
Ler sobre Inteligência Emocional não faz de nós seres humanos mais inteligentes emocionalmente .
Ser inteligente emocional é , sobretudo, e acima de tudo, praticar a gestão de emoções . Não pode haver um desencontro entre aquilo que falamos e aquilo que praticamos .
Sendo o objectivo ser mais inteligente emocional, a nossa atitude diária, o nosso comportamento tem que concretizar essa mesma gestão de emoções .
Não seremos inteligentes emocionalmente se não fizermos a gestão das emoções e, sobretudo, a gestão de emoções negativas .
Ou seja, o controle das emoções negativas é essencial ! E, sobretudo, demonstrarmos essa mesma inteligência emocional dá-nos um conforto e faz-nos sentir que estamos no caminho certo .
E, acima de tudo, porque o vencedor ( da vida, da profissão, das relações interpessoais, da família e do amor ) é o Inteligente Emocional ( da prática, claro !).