sábado, março 12, 2005

ELOGIAR EM VEZ DE DIZER MAL

Frequentemente, em conversas de café, ou outras, se ouve dizer mal ( entenda-se críticas destrutivas ), sobre alguém, ou sobre algo " como é possivel ter feito isto ou aquilo, ter dito isto ou aquilo, como é possivel..."...Julgamentos e mais julgamentos sobre actos ou sobre pessoas .
Quando não encontrámos o caminho da felicidade, quando não investimos o tempo necessário para trabalhar o nosso Eu interior, resolvemos partir para o meio mais fácil, o lado de fora de nós próprios : criticar os outros !
Como se isso nos desse saquinhos de felicidade, como se isso fizesse algum bem ao nosso Eu interior .
Os outros estão inseridos num determinado contexto, os outros fazem as opções que quiserem na sua vida, os outros vivem a vida deles !...
E, ao fim e ao cabo, quem somos nós para criticar ou julgar os outros ?
Por acaso existem certezas de que , em situações semelhantes, não teríamos uma atitude semelhante ou pior ? Quem somos nós afinal ?
E o inverso é raríssimo ! Quantas vezes, nessas mesmas conversas, ouvimos alguém elogiar um acto ou alguém ? Frequentemente, nessa situação, eu costumo dizer : agora vamos dizer bem de alguém ! . E, por incrível que aconteça, instala-se ...o silêncio! Não há palavras elogiosas para os outros ! Não há nada que elogiar neste período tão curtíssimo de vida que é o nosso ?
E, paradoxalmente, não há ninguém que não goste de ser elogiado ! E, verídicamente, não há ninguém que goste de ser criticado !
Então porque não começar a elogiar, quando for justificado, a namorada, a mulher, as diferentes pessoas que conhecemos ?